Com uma extensa área verde de pouco mais de 11 hectares, o Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão, atrai diariamente um grande número de moradores da capital gaúcha para a prática de atividades ao ar livre. No fim de semana de sol, se tornou um dos pontos mais disputados de Porto Alegre. Seja para caminhar, correr ou para uma roda de chimarrão, o Parcão é um belo lugar para confraternizar.

Localizado no bairro de mesmo nome e em uma das regiões imobiliárias mais valorizadas de Porto Alegre, o Parque Moinhos de Vento concentra, na sua volta, estabelecimentos comerciais diversos, bares, além de ótimas opções de restaurantes.

Quem vai ao local, porém, talvez nem imagine o número de atrações que o parque oferece. É para visitar e se encantar. Listamos, a seguir, 5 atrativos imperdíveis do Parque. Confira:

 

1) Moinho Açoriano

Se o nome do parque é Moinhos de Vento, não poderia faltar um moinho como atrativo turístico, não é mesmo? A atração é uma réplica de um moinho açoriano, ao estilo dos que existiam nos primórdios do bairro. Parada obrigatória para uma bonita foto em um domingo de sol. No seu interior, funciona a Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah. Vale a pena conhecer!

 

2) Monumento Castelo Branco

Outra atração que chama a atenção de quem vai ao Parcão, é um grandioso monumento em homenagem ao General Castelo Branco. A escultura, de Carlos Tênius, foi inaugurada em 1979 e construída em aço, cobre e ferro. Possui 28 metros de altura e pesa cerca de 50 toneladas.

 

3) Lago Artificial do Parque Moinhos de Vento

Outra parada obrigatória durante o tour pelo parque é o lago artificial que cerca o Moinho Açoriano. Nele, é possível encontrar peixes, tartarugas, jabutis, gansos, patos e marrecos Um atrativo único para contemplar a natureza exuberante do local.

 

4) Instalações esportivas e playground para crianças

 Para quem é fã de esporte, o Parcão é a escolha certa. São inúmeras instalações esportivas, como quadra de vôlei e aparelhos de ginástica. Mas bom mesmo é caminhar por entre as trilhas que cortam o parque. Um convite à paz e à contemplação.

Para o público infantil, o parque oferece uma espécie de playground recreativo composto por equipamentos artesanais, feitos de toras de eucalipto. Diversão garantida para a criançada!

 

5) Letreiro “I Love POA”

Para quem deseja declarar publicamente seu amor a Porto Alegre, o Parcão acolhe um dos vários letreiros “I Love Poa” espalhados pela cidade. A estrutura tem 6 metros de comprimento e rende boas fotos. Tire a sua também!

Além dessas e outras atrações, um inventário de arborização do parque apontou que existem no local 1.538 árvores de 117 diferentes espécies que dão seu espetáculo diário a quem visita o local.

Para quem deseja contemplar diariamente a beleza do Parque, uma boa opção são os inúmeros imóveis disponíveis no bairro Moinhos de Vento. Para alugar ou comprar, tenha a certeza de que morar em um dos bairros mais nobres de Porto Alegre é sempre uma boa escolha. Consulte as oportunidade da Luxton Imóveis.

 

Imagem de capa disponível em Flickr CC